Wednesday, November 24, 2010

Eu e a fotografia...afundado em livros...

Ainda contrariando a verdade que só vou melhor a fotografar, fotografando mais, continuo a comprar livros semi-técnicos. Apanho sempre qualquer coisa na hora em que os leio. Mas acabo sempre por fotografar por instinto que já era inato.

De qualquer maneira, geralmente as fotografias para exemplificar conceitos ou técnicas são de excelente nível, portanto não se perde tudo.


No caso do Michael Freeman, estes dois livros agora adquiridos já perfazem um total de quatro livros que comprei dele. Gosto das fotos, gosto da prosa.

Mas este último "Perfect Exposure", com os seus fluxogramas e diagramas de blocos sobre as decisões a tomar antes de carregar no botão, já-me evoca o trabalho, no sentido do meu emprego.

O outro com as suas alusões a conceitos de história da arte remete-me para o estudo, para a pesquisa. Estudo a sério. Que gostava de fazer, mas não há tempo. Não há disponibilidade mental.

Assim vou lendo na diagonal, ensonado, antes de dormir, sem tirar notas. Com a vaga esperança de que nas raras ocasiões que tenho a máquina a tira-colo me lembre de algo que li...e aplique.

Do outro lado da trincheira, estão os livros de fotografia de autor, não técnicos.

Há uns tempos que andava a tentar caçar este livro aqui abaixo. A edição anglófona está geralmente esgotada e o que existe disponível tem preços bastante inflacionados.

Comprei a edição francesa, a um preço normal. O livro é excelente. Uma inspiração.


A dificuldade em comprar este e outros livros levou-me a ver o valor de outros que possuo.

Existe um, de um fotógrafo favorito, o Michael Kenna, que teve de vir de uma livraria de Barcelona, que em alguns sites já quadruplicou o seu valor.

Descoberta inútil e inconsequente, como rapidamente um amigo e o meu pai me apontaram sorridentemente! De facto não tenciono vender os livros...

A caminho vem uma antologia do Steve McCurry

Depois quem sabe edições francesas do jovem fotógrafo da Magnum, Jonas Bendiksen, porque as versões inglesas já têm 3 algarismos no preço.

E 3 algarismos dá para lentes novas, dá para máquinas novas e velhas, mas sobretudo dá para aquilo de que sinto falta:
- dá para ir viajar e tirar fotos...

No comments:

Post a Comment